Setembro Azul | AK Realty AK Realty Setembro Azul | AK Realty

Setembro Azul

Setembro-Azul

Setembro é um mês significativo para a Comunidade Surda, pois dia 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo, garantido pela Lei n°11.796 de 29 de outubro de 2008, e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro.

HISTÓRIA

Afim de garantir o respeito e promover reconhecimento em diversos países, o setembro Azul relembra as cicatrizes deixadas por repressões que marcaram as línguas de sinais. Uma delas ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, em território nazista, onde pessoas com deficiência auditiva recebiam fitas azuis em seus braços para identificação de extermínio.

A cor que um dia segregou, hoje é ressignificada colorindo o Orgulho Surdo e homenageando todos os que morreram.

LIBRAS NO BRASIL

Aqui no Brasil, em 2002, a LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais – foi reconhecida como instrumento legal de comunicação e expressão, abandonando o oralismo na educação de Surdos por todo o território nacional.

A vivacidade explorada pela cor azul também evidencia o “ser surdo” com mais essa vitória dentro da Cultura Linguística e Sociedade Brasileira na contínua batalha contra o preconceito e por mais inclusão.

O Setembro Azul é – apesar das grandes barreiras do passado e das que se estendem até os dias de hoje – a identidade surda prosperando cada vez mais em sua fortificação, representação de sua riqueza cultural e empenho em destruir a deficiência de quem se recusa a escutar a voz dos surdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>