SABE QUANTOS TIPOS DE DANÇA EXISTEM? | AK Realty AK Realty SABE QUANTOS TIPOS DE DANÇA EXISTEM? | AK Realty

SABE QUANTOS TIPOS DE DANÇA EXISTEM?

LIF-0008-16D_BLOG

Ninguém sabe. Porque novas modas e modalidades nascem a cada dia, em cada esquina, e são infinitas as manifestações culturais que balançam o planeta e tiram as pessoas para dançar. Polca. Tarantela. Lundu. Disco. Valsa. Mazurca. Fandango. Axé. Flamenco. Carimbó. Pole Dance. Não acaba nunca, a exemplo do que acontece com os estilos musicais, um universo muito rico, dinâmico e vibrante.

O que se sabe, sem risco de errar o passo, é que o trabalho do mestre de balé francês Jean-Georges Noverre (1727-1810) foi tão importante para a dança que, em 1982, a Unesco instituiu a data de nascimento do artista, 29 de abril, como o Dia Internacional da Dança.

Bailarino, professor e ensaísta, Noverre ficou conhecido por escrever Lettres sur La Danse, ou “As Cartas sobre a Dança”, uma obra decisiva para a dança teatral. Visionário, ele extrapolou as normas gerais da dança do seu tempo. E através da pantomima – utilizando mãos, braços, gestos e feições próprias – deu uma expressividade nova, mais sensível e emocionante à arte. Essa era a sua ideia coreográfica, menos alegorias de figurino, mais ação e movimento.

A dança tem ainda outro poder: o de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas, através dos tempos. Além de homenagear bailarinos, diretores, técnicos e todos aqueles ligados à atividade (e gerar reflexões sobre o fazer artístico), uma das intenções do Dia da Dança é valorizar essa diversidade e essas identidades distintas que, muitas vezes, se entrelaçam e até se confundem. Dá até pra imaginar uma dança dos famosos com Mikhail Baryshnikov e Anita, Michael Jackson e Ginger Rogers, Gene Kelly e Ana Maria Botafogo.

Divertido e relaxante, dançar faz bem ao corpo (dá mais flexibilidade, força e condicionamento físico) e faz bem à cabeça (melhora a oxigenação do cérebro e a concentração). Poucos treinos são tão prazerosos e eficientes, se a intenção é perder uns quilinhos extras. Com uma hora de zumba, você pode mandar pro espaço cerca de mil calorias.

Dance bem ou dance mal, dance sem parar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>