Primavera, Haru Matsuri e turismo em evidência.

A tradição da primavera se renova todo ano em 23 de setembro, com excelente gastronomia e várias manifestações artísticas. Pelo menos é assim em Curitiba e em outras cidades paranaenses, graças principalmente à forte influência nipônica na cultura do estado. O Haru Matsuri – cuja tradução é festa das flores – é o festival anual que embala a chegada da nova estação na Praça do Japão, bairro de Água Verde.
São dois dias para apreciar, além das especialidades da cozinha japonesa, apresentações de Taikô, Karaokê, Bon-Odori, Ikebana, Kendô e Aikidô. De acordo com a filosofia do Haru Matsuri, a alma da planta muda de lugar conforme as épocas do ano e, na primavera, essa alma está nas flores. Maringá e Londrina também têm seus próprios eventos, igualmente organizados e valorizados pela comunidade nipo-brasileira.
Mas quem quiser se aprofundar um pouco mais no clima primaveril, pode visitar a bela Holambra, maior centro produtor de flores e espécies ornamentais da América Latina. Fica a apenas 40 km de Campinas. Ou ainda, quem tiver mais tempo e preferir explorar outros destinos populares do Paraná, vale dar uma conferida na badalada e histórica Ilha do Mel, situada em Paranaguá, assim como a exclusiva Ilha de Superagui, com suas praias desertas e natureza intocada. Ou, se você ainda não teve a oportunidade, dê uma esticada até Foz do Iguaçu para contemplar as cataratas mais imponentes do nosso continente.