OUTUBRO ROSA 2015: UM LAÇO CADA VEZ MAIS FORTE NO COMBATE E NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. | AK Realty AK Realty OUTUBRO ROSA 2015: UM LAÇO CADA VEZ MAIS FORTE NO COMBATE E NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. | AK Realty

OUTUBRO ROSA 2015: UM LAÇO CADA VEZ MAIS FORTE NO COMBATE E NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.

Outubro_830x323

Todo mês de outubro é assim: monumentos banhados em luz rosa e o lacinho da mesma cor ganhando evidência nos quatro cantos do mundo. Ele é o principal símbolo da luta contra o câncer de mama desde que foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em 1990. Mas apenas em 1997 surgiu a denominação Outubro Rosa. De lá pra cá, todas as ações têm como foco incentivar e conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Desde 2010, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) participa do movimento promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.

Em 2015, a campanha procura fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce. Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama, o que não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano, e não apenas no mês de outubro. Os eixos da campanha são:

• Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.
• Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
• Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento, os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>