FRIDA KAHLO E OUTRAS SURREALISTAS NO INSTITUTO TOMIE OHTAKE. | AK Realty AK Realty FRIDA KAHLO E OUTRAS SURREALISTAS NO INSTITUTO TOMIE OHTAKE. | AK Realty

FRIDA KAHLO E OUTRAS SURREALISTAS NO INSTITUTO TOMIE OHTAKE.

frida-kahlo

De que forma se desenvolvia o pensamento plástico de Frida Kahlo? Qual o seu papel e o seu alcance em uma multifacetada produção mexicana surgida no começo do século XX?

Sob a curadoria da pesquisadora Teresa Arcq, a exposição inédita “Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México”, nos ajuda a entender um pouco melhor tais questões. Além de trazer 33 obras de Kahlo (entre telas, desenhos, colagens e litografias), a mostra reúne trabalhos de outras 15 artistas nascidas ou radicadas no México, como Maria Izquierdo, Remedios Varo, Leonora Carrington e Sylvia Fein.

São pinturas, esculturas, fotografias e reportagens, por meio das quais pode-se entrever a atmosfera criativa em torno de Frida Kahlo, bem como as relações e influências sobre a composição intelectual das suas colegas. A intensidade, a subjetividade e a inquietação que permeiam a coletânea são ímpares e evidenciam – pelas imagens contundentes, elementos nativos e gestuais antiburgueses – como o surrealismo que se passou no México foi de certa forma mais complexo e desafiador.

A exposição acontece até o dia 10 de janeiro de 2016, no Instituto Tomie Ohtake, que fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201. Depois segue para o Rio de Janeiro e Brasília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>