Dicas de como comprar o primeiro apartamento | AK Realty AK Realty Dicas de como comprar o primeiro apartamento | AK Realty

Dicas de como comprar o primeiro apartamento

dicas-de-como-comprar-o-primeiro-apartamento-ak-realty

Comprar o primeiro apartamento é a realização de um sonho, não é mesmo? É uma das decisões mais difíceis e importantes da nossa vida. Inúmeros fatores podem estar no meio desse processo como, por exemplo: o momento de sair da casa dos pais, o aumento da família ou a troca do aluguel pela prestação da casa própria. Mas saiba que você precisa prestar atenção em alguns detalhes para que esse sonho não termine em pesadelo.

Escolher um local para morar é o ponto de partida para a procura de um apartamento. A região escolhida deve atender às suas necessidades e as da sua família, como por exemplo, um apartamento focado no bem estar familiar com clube completo e muita qualidade de vida. Analise a vizinhança, visite o local durante o dia e durante a noite, para saber se a região do imóvel é perigosa ou barulhenta e conheça o trânsito local antes de comprar o primeiro apartamento. Para quem mora nos grandes centros urbanos é preciso analisar com muito cuidado o acesso ao trabalho, tanto em termos de alternativas de transportes disponíveis, como em termos de tempo exigido. Afinal, você não merece ter surpresas.

Com a região escolhida é importante estabelecer o quanto você pode pagar e se o imóvel que você deseja cabe no seu bolso. Faça primeiro o seu planejamento financeiro e verifique se a prestação é compatível com a sua renda, sua despesa atual, futura e tenha uma reserva de segurança para emergências. Não se esqueça que aos gastos não acabam no ato da compra, inclua nas despesas mensais manutenção, seguro, IPTU e o valor do condomínio, além de pensar nas reformas e ajustes que poderão ser necessários de acordo com o estado do local e dos seus gostos pessoais.

Se caso você for financiar, faça uma cotação em diferentes bancos e procure a melhor taxa de juros, antes de comprar o primeiro apartamento. Também se certifique que possui toda a documentação necessária para dar entrada no financiamento. Lembre-se que quanto menor o valor financiado, menor é a taxa de juros e o prazo para o pagamento. Agora você deve estar se perguntando e o FGTS? Se você for trabalhador com carteira assinada pode utilizar o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço para a compra do primeiro apartamento, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional. Se você preferir comprar um apartamento direto com a construtora, pesquise os empreendimentos já entregues e analise as condições de pagamento.
Outra dica importante é ler atentamente todos os termos do contrato e questionar ao surgir qualquer dúvida. Se for preciso, consulte um advogado ou uma imobiliária para conferir toda a documentação, evite futuras surpresas indesejáveis.

A AK Realty possui excelentes empreendimentos, para você que busca estabilidade e tranqüilidade. Saia do aluguel e busque qualidade de vida, confira nossos e empreendimentos.