Como cultivar sua própria horta em casa

Blog_horta

Cultivar uma horta em casa não precisa ser trabalhoso e nem é necessário ter um quintal ou jardim enorme, como muitos imaginam.  É possível aproveitar espaços pequenos como varandas, sacadas, áreas de serviço ou até mesmo a cozinha.

Uma vantagem de ter a sua própria horta é que ela se torna uma ótima opção para cultivar alimentos de forma saudável e orgânica, livre de agrotóxicos. Tomate, cebolinha, orégano, alecrim, alface, manjericão e hortelã são exemplos de variedades fáceis para de se cultivar em casa. O segredo está em, primeiramente, escolher o recipiente ideal, de acordo com o tamanho da muda ou semente. Em seguida, coloque-as em um solo saudável, composto por matéria orgânica. Húmus de minhoca é uma opção comum e muito boa, por exemplo. Por fim, é importante se atentar para a escolha do local onde as espécies irão ficar, de acordo com o tipo de desenvolvimento de cada uma, já que cada espécie requer um tratamento diferenciado.

Existem diversos tamanhos e tipos de recipientes que você pode utilizar para começar a sua horta. Você pode escolher um que se encaixe da melhor forma nesses espaços, basta usar a criatividade!

JARDINEIRAS – o uso da jardineira ajuda a reduzir o espaço utilizado. Nelas você pode colocar mais de uma espécie de cada vez. Atenção para não colocar espécies com raízes grandes, pois essas podem danificar as menores que estiverem no mesmo espaço.

LATAS – é uma ótima forma de reaproveitar materiais que não possuem mais utilidade. Você pode personalizá-las da maneira que preferir. Após decorar, apenas fure o fundo da lata para que a água possa escoar e pronto!

GARRAFAS PET – corte as garrafas da maneira que for mais adequada para caber no local escolhido para a horta (vertical ou horizontal). Por fim, você terá lindos vasos, e poderá suspendê-los, ou deixá-los no chão.

XÍCARAS/POTES OU CANECAS – as xícaras, potes ou canecas de plástico coloridos também podem se tornar lindos vasos. Combine cores e personalize-os da maneira que quiser. Lembrando que, depois de pronto, é necessário perfurar o fundo para o escoamento da água.

CAIXAS DE MADEIRA – Os pallets e caixotes de madeira, são bons para plantar verduras e legumes, que ocupam espaços maiores. Também é possível deixá-los tanto no chão, quanto suspensos.

Seguindo essas dicas você pode criar a sua própria horta e comer de forma muito mais saudável e econômica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>