AS 10 MAIS QUENTES DO CAFÉ PELO MUNDO.

1. O café foi descoberto na Etiópia, onde é tão venerado que servir uma simples xícara é um cerimonial transbordando de etapas. Mas o café não chega a esfriar.
2. As primeiras cafeterias da história estavam em Constantinopla (atual Istambul, Turquia). O tradicional café turco já vem com açúcar e especiarias.
3. O kopi luwak, café que chega a custar 700 dólares o quilo, provém de sementes que fermentam no estômago de um mamífero da Ilha de Java.
4. O Vietnã tem um café mais amargo e mais cafeinado que o nosso. É misturado com leite condensado e servido gelado. Hummm…
5. O café desembarcou na Itália por Veneza, mas em Milão é que inventaram o famoso café expresso.
6. Os cafés de Viena servem muitas especialidades, entre elas o melange (café com leite e chantilly por cima) e o kaisermelange (café com gema de ovo e conhaque).
7. Impossível visitar Paris e não degustar um de seus charmosos cafés, vendo a vida passar. Anote aí na sua agenda.
8. Durante a Revolução Industrial, a Inglaterra e o café se tornaram inseparáveis. Porque a cafeína dava mais disposição para o trabalho, e porque a xícara custava só 1 centavo de libra.
9. O café da Costa Rica foi o primeiro do planeta a receber a certificação carbon free: sua produção não aumenta a quantidade de gases do efeito estufa.
10. No Brasil, o café começou por Belém, mas ganhou força e atingiu o ápice no Sudeste. O país segue como principal produtor mundial.