A HISTÓRIA DA PISCINA, BRAÇADA A BRAÇADA. | AK Realty AK Realty A HISTÓRIA DA PISCINA, BRAÇADA A BRAÇADA. | AK Realty

A HISTÓRIA DA PISCINA, BRAÇADA A BRAÇADA.

AF_AKR_0005-16_Post_BLOG

O termo piscina deriva do latim pisces, que significa peixe. Quem realmente a inventou, ninguém sabe. Porém, há registros de reservatórios luxuosos e deslumbrantes dentro de pirâmides egípcias antigas. Eles teriam sido os primeiros exemplares de piscinas da humanidade.

Eram bastante comuns nas casas romanas, e apenas usadas para criar peixes. Com a difusão do Cristianismo, surgiram tanques próprios para os rituais de batismo, e muitos deles foram, depois, adaptados para o lazer da população.

Entre 1761 e 1781, nascem na Europa os balneários populares. Imagine que naqueles tempos a água não era tratada. Nada de cloro nem outros métodos de higienização, todos os banhistas ficavam expostos a inúmeras doenças. Essa história mudou radicalmente com a evolução do nado como esporte. Tanto as piscinas quanto os sistemas de tratamento se aperfeiçoaram. E novos usos chegaram também: saltos ornamentais, biribol, polo aquático, nado sincronizado, hidroginástica.

Quanto à recreação, essa sempre esteve presente. Vale relembrar que nadar, relaxar e se divertir na água são hábitos saudáveis. Mover-se dentro de uma piscina é uma excelente atividade física, pois reduz consideravelmente os impactos articulares e os riscos de contusão.

As primeiras piscinas ditas residenciais eram privilégio de poucos. Começaram como moda e símbolo de status em Hollywood para os ricos e famosos. Com o avanço dos materiais de construção e manutenção, hoje estão bem mais acessíveis. São item integrante e desejado de muitos empreendimentos contemporâneos, como o Life Residence Club, que fica em Curitiba e conta com piscina externa e piscina coberta.

Um tanto incomum é a maior piscina do mundo, localizada em um condomínio fechado na cidade de Algarrobo, a 100 km de Santiago do Chile: ela possui nada mais, nada menos que 1 km de extensão, e ocupa uma área de 80 mil metros quadrados. São vistos caiaques, barcos e até gente praticando windsurfe ao sabor do vento. A água da piscina é salgada, extraída diretamente do mar.

Curiosamente, a única coisa proibida ali é nadar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>